Art Nouveau

by - 00:11


E de repente em um lindo dia na faculdade, na aula de história da arte, a professora pediu para fazermos um trabalho contendo uma criação inspirada no tema (arte) sorteado por ela. Posso dizer agora que tivemos a sorte de pegar este tema, mais a princípio não era a minha principal escolha; por ser um tipo de arte "não muito conhecida"; pelo menos minha pequena cabeça pensava assim.. hahaha'
Até que ...TCHARAAAM... o grupo formado por mim, Andréa Dias, Ana Paula Milagres e Sâmela Grolla; pegamos este tema... e a ART NOUVEAU fashion surgiu.


O primeiro pensamento era, qual criação final vamos apresentar??? Pensamos em algo inovador - Roupa é "palho" porque acaba que todo mundo faz. Então estudamos e lemos um pouco sobre a Arte Nouveau.
Art Nouveau - vem do frânces, "Arte Nova". Desenvolvido na Europa (Bélgica) por volta do ano de 1890. A ideia era criar uma nova arte com novos produtos e que tivesse ligação a indústria artesanal. Essa ideia surgiu por causa do crescimento das indústrias na época; que aos poucos estavam acabando com os produtos artesanais.

Ta bom! Chega de história da arte.. kkkk! Depois das pesquisas chegamos a conclusão de fazer alguns acessórios inspirados nas características desta arte. A principal característica da arte nouveau era as linhas com formas ondulantes, sempre produzindo ideia de movimento e composição assimétrica. Podemos destacar também; o uso de flores, folhas, para dar o movimento da natureza (conceito visual); mulheres esquias com cabelo em movimento (uso da forma); cores com contraste preto e branco e tons pastéis, as cores mais fortes foram introduzidas depois na arquitetura. Exemplo desta arte, vemos muito nas arquiteturas e decorações.

Juntamos todos estes pontos e criamos 7 conjuntos de acessórios (não ficamos satisfeitas com pouco.. kkk). Ainda não satisfeitas; com os acessórios decidimos criar um Fashion Film (que ficou longo.. claro!) para passar no dia da apresentação, ao invés de apenas mostrar os acessórios. Para criar esse Fashion film, tivemos uma pequena inspiração que depois mostrarei para vocês.

Os acessórios foram feitos com fios de cobre descascado (reutilizado de construção - pensamento sustentável), com pedras de colecionador e alguns adereços a mais. Tudo pela arte e sempre pensando na Arte Nova, construirmos tudo a mão (artesanal) em apenas uma tarde do dia. E na parte da noite eu construir duas peças para usar no outro dia da filmagem e fotografia. Ou seja, criamos tudo de um dia para o outro, em menos de 24hrs.
Uiiiiii!! Sufocooo!...
... Mas no final valeu a pena! Como digo, sempre vale a pena passar por tudo apenas pra conseguirmos o que sonhamos, ou queremos.
Foi muito bom o dia de gravação, demoramos quase um dia inteiro também.. kkkkk! Mas tudo isso porque, não tínhamos a melhor luz, o melhor local (salão de festa na casa da Andréa), os melhores instrumentos para isso acontecer. Foi tudo improviso. Com a câmera profissional da Andréa as fotos e filmagem foram feitas, e meus mil parabéns pra ela que não é fotografa; o resultado ficou incrível no final. A maquiagem foi feito também por ela, e ela disse que não era maquiadora. A Sâmela e Ana ficaram responsáveis pelo cabelo, assistência de produção e tudo; fizeram tudo mesmo. Eu fiquei como modelo... hahaha... mais meus olhos eram ligados para dentro e fora da câmera - não ta bom! vamos fazer de novo! kkkkk (sofreram comigo tadinhas).

Ficamos muito FELIZ com o resultado! Valeu a pena os dois dias de grandes produções. Para nós que nunca tínhamos produzido, criado e feito algo parecido; o resultado nos surpreendeu.
E aos elogios, comentários; eu só tenho a agradecer em nome de todas! Obrigado! Fazemos tudo por amor.
Tânia, professora, obrigado pelo seu carinho, seu elogio, e sua forma delicada de nos mostrar a beleza do mundo da história da arte.
"... BECAUSE, I'M HAPPY!!..."

Segue abaixo um pouco da bagunça que rolou neste dia de produção - Making off da Art Noveau:

Art Nouveau Fashion
Fotos/ Filmagem: Andréa Dias
Assistente de fotografia: Samêla e Ana Paula
Produção/assistente: Laiany, Ana Paula, Sâmela, Andréa
Acessórios: Andréa, Ana Paula, Laiany e Sâmela
Make/Hair: Andréa e Samêla
Modelo: Laiany Nunes (Ag. Ragazzo) - eu..haha!
Edição de foto/ fashion film: Laiany Nunes

As meninas, meus agradecimentos! Vocês ajudaram para que tudo acontecesse!



Postado em 29 de agosto, 2014.
Laiany Nunes.

You May Also Like

0 comentários